top of page

   Nossa Revista surge no ano de 2011 como uma proposta concreta para reforçar e ampliar as atividades de Formação Continuada de Professores e a publicação do produto das ações de Divulgação das Ciências, desenvolvidas pelo PRONECIM (Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática – CaVG/IFSul).

    A área de abrangência está apontada para os 23 municípios pertencentes a “AZONASUL” – Associação dos Municípios da Zona Sul, do Estado do Rio Grande do Sul. Além desta microrregião, a Educar Mais tem sua ação ampliada para as áreas de alcance dos diversos parceiros nos níveis estadual, nacional e internacional.

Este espaço foi criado com o firme propósito de que os colegas professores do ensino básico possam publicar seus ensaios, resumos, artigos e relatos de experiência de sala de aula, que possam contribuir com outros ambientes escolares e de sala de aula de professores que acessem a Educar Mais no intuito de ver o que está sendo produzido pelos colegas em sala de aula. Entendemos ser também um ambiente valioso para os alunos dos cursos de Licenciatura, futuros professores, mostrarem seus trabalhos para a comunidade científica atuante no ensino básico.

   Os cursos de formação continuada começaram a ser oferecidos pelo PRONECIM em atendimento as demandas apresentadas pelos professores do ensino básico que participavam das palestras e feiras de ciências promovidas pelo Programa. O primeiro deles foi denominado: “Produção de Textos Científicos”, que tinha por objetivo a normatização e a qualificação dos resumos apresentados nos trabalhos nas feiras de ciências. A partir daí novos cursos são demandados e surge o curso de “Informática para Professores”, e muitos outros foram se sucedendo.

     Chegava a hora de darmos espaço para que os professores apresentassem o produto de suas atividades de sala de aula, dos produtos oriundos dos cursos de formação continuada e das feiras de ciências, surge então o Simpósio de Professores, promovido anualmente pelo PRONECIM. Mas aí aparece um novo problema que na verdade, muito longe de “Problema”, era um novo estímulo. O número de trabalhos apresentados no Simpósio era restrito e muitos ótimos trabalhos deixavam de ser socializados. Surge então a necessidade de ampliarmos a participação e divulgação de tudo o que estava sendo produzido e aí nasce a Educar Mais!!!

Educar Mais

Revista Eletrônica do PRONECIM     e-ISSN 2237-9185 
Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática
bottom of page